20090522

Videos do HI-BRAZIL: 15 mil visualizações no Youtube

Clique para acessar o canal do HI-BRAZIL no Youtube


Olá amigos. É com grande prazer que anunciamos que os vídeos do HI-BRAZIL no Youtube atingiram a marca de 15 mil visualizações. Let's do the Samba!, o primeiro hit do álbum de estréia do trio, já foi assistido por mais de 6.500 youtubers. Lançado em novembro de 2007, o videoclipe, dirigido pelo pessoal criativo do 666 rmx, é uma anátema à fertilidade abundante da Natureza. Principalmente em terras brasileiras - onde, de acordo com o escrivão Pero Vaz de Caminha, na carta que enviou ao rei de Portugal anunciando a descoberta do Brasil, em 1500, "em se plantando, tudo dá".

O álbum digital também é uma crítica ao sistema civilizatório, em que o colonizador, acreditando na ilusão de possuir espaços de chão sobre a Terra, impõe-se de forma predatória e dominadora contra aqueles a quem encontrou antes assentados harmoniosamente sobre esses espaços. E, assim como a Natureza ao redor, assimila sua cultura e a banaliza, até que o colonizado passe a admirar apenas aquela outra cultura que, até então, lhe era alheia, alienígena.

"A música foi composta em 2004", explica Maurício Businari, do HI-BRAZIL. "Usei Garageband em meu G3. Um blue dalmation...Eu estava puto da vida na época, muito chocado com os rumos da política mundial e seus reflexos sobre o Brasil. E, ao mesmo tempo seguindo num mergulho interior em busca dos verdadeiros estímulos que deixam minha alma "ligada". Era um movimento para dentro e para fora, quase ao mesmo tempo. O intervalo de tempo entre eles era muito curto".

Daí veio a idéia de produzir um álbum que fosse uma crítica ao sistema colonizatório imposto ao "Terceiro Mundo" pelas nações consideradas como "de Primeiro Mundo". Ele se chamaria 1822, o ano da independência do Brasil, e seria lançado sob a alcunha de D.O.T., um projeto de pesquisa musical que estava sendo desenvolvido com o parceiro, André Luiz Salibi.

O trabalho, porém, seria adiado até 2007, quando, após uma forte gripe que o deixou muito adoentado, Maurício decidiu que era hora de liberar as emoções e diminuir a diferença entre as pressões interna e externa. "Quando gravei Gargântula, era junho, inverno no meu País, estava com muita febre, e as batidas ressoavam na minha cabeça, e eu me sentia mais e mais confiante, até que as palavras começaram a pular para fora de minha garganta como pequenas aranhas, entende? E, a partir daí, eu já sabia o que tinha que fazer. Em agosto, o álbum já estava pronto.

A idéia de lançar o trabalho de estréia via Creative Commons veio após o trabalho de Businari com o CC mixter, um portal de remixes idealizado para a comunidade musical interessada em trocar sons. E criar novas músicas com bancos de sons trocados entre os usuários. "Meses antes, eu estava concluindo o remix de Natchoongi, que participou do concurso Salman Ahmad de remixes. No portal, os trabalhos eram registrados com a licença. E então eu comecei a perguntar mil coisas ao Google e a oportunidade se acendeu como uma lâmpada. Em menos de seis meses, a música Gargântula já havia sido baixada mais de 6 mil vezes. Hoje chega a 10 mil. O pessoal do Nine Inch Nails, por exemplo, só foi fazer isso este ano...", lembra.

Triângulo

Com a chegada de Guacymar Mazzariello ao HI-BRAZIL, a dupla triangulou. E surgiu a chance de encantar o 666 rmx para que assumisse a produção do vídeo. Para alegria do trio, os simpáticos rapazes do 666 rmx aceitaram o desafio. "Eu assisti ao primeiro vídeo idealizado pela dupla, para a música Gargântula. Quando eu vi aquele leão marinho dançando, a Betty Boop, a estória sendo recontada, reeditada em pedaços que reconstruíam-lhe o sentido, o arranjo, a voz de Businari, eu disse: Parem já de editar. Esse trabalho está pronto, não há mais o que fazer. Temos que lançar. A partir daí, eu já assumia minha parcela do HI-BRAZIL e começávamos a discutir as idéias para o vídeo de Let's do the Samba!".

Salibi conta que todo o processo criativo envolvendo o vídeo foi baseado na aleatoriedade. Como numa tempestade de idéias, palavras eram lançadas ao Google, em busca de imagens que melhor as representavam. "Durante dois ou três dias, ficamos pesquisando e salvando imagens coletadas na net", conta. Foi muito divertido, porque usamos o Cool Iris, um plugin para navegadores, que é um vizualizador de imagens, para fazer a busca randômica. A gente achou cada coisa! Deu supercerto", avalia.

Todas as imagens, sem exceção, receberam pequenos "toques" da arte visual do HI-BRAZIL, comandada por André e Guacymar. Como no recontar da estória do desenho animado de Betty Boop, em Gargântula, em Let's do the Samba!, os personagens dançam ora em imagens estáticas, ora em extratos de filmes antigos, ora em animações Flash. A concepção de montagem seguiu parâmetros das técnicas de colagem e animação para web. Não há um personagem central nessa estória contada de forma pouco usual, onde todos têm sua identidade preservada com o uso de tarjas nos olhos. Sobre um planeta chamado Terra, a nave de HI-BRAZIL passa fumegante, a atirar bananas sobre as cabeças dos humanos.

Carmen Miranda

Carmen Miranda, cujo centenário de nascimento se comemora este ano, também participa do video, numa homenagem feita à diva que, segundo alguns, teria inventado o Tropicalismo. "Esta é a nossa homenagem a ela. Em nosso site, há um release em forma de conto que explica melhor sua participação na trama", avisa Businari. "Sua aparição final é surpreendente e diz como nos sentimos em relação a ela, que tanto contribuiu para fazer da nossa cultura e da nossa arte uma expressão maior...".


Quer conhecer mais sobre este e outros álbuns do HI-BRAZIL? Visite o website. Os downloads são gratuitos.

http://homepage.mac.com/hibrazil