20111023

Don't Give Up! (Não desistam!)



 
 Quando a Justiça parte da Natureza...




O enredo

Um frio tênue continua a pairar sobre a Ilha de Guaiaó nesta Primavera. Foi bem aqui, nesta pequena ilha ao Sul do Atlântico, que os colonizadores chegaram às terras conhecidas pelos índios, antigos habitantes destas terras, como Enguaguaçu. Que, em tupi-guarani, quer dizer Enseada Grande. Recebidos pelos nativos com espanto e curiosidade, responderam à bala a qualquer tentativa de aproximação. Os relatos dos historiadores são claros ao narrar a chacina que dali se seguiu.

O genocídio não poupava as crianças ou os velhos. Era preciso estabelecer ali, naquelas terras "selvagens" e povoadas de "pagãos", a primeira vila do país conquistado. Para dali extrair suas riquezas e enviar de volta à coroa colonizadora seus quinhões. E o verde da mata se tingiu de vermelho...

O mesmo vermelho que tingia o tronco do Pau-Brasil, madeira tão valiosa para o escambo que não tardaram a derrubar florestas. Milhas e milhas de floresta virgem eram destruídas em nome do crescimento econômico da colônia. Afinal, era preciso expandir as cidades...e garantir a continuidade da extração de riquezas. E o verde da mata se tingiu de marrom...

O mesmo marrom que hoje colore a terra infértil e os rios das metrópoles. Leitos aquáticos que outrora davam peixes, mas que a poluição transformou em lodo e esgoto. Hoje inundados com os dejetos pútridos dos moradores, que trabalham incansavelmente para manter o crescimento econômico das cidades, extraindo petróleo das profundezas da Terra, para que o colonizador receba os quinhões a ele devidos. E a areia da praia se tingiu de preto...

A música

Em junho de 2010, programamos algumas bases rítmicas sobre divisões tribais com 100 BPM, com o foco nas batidas cardíacas do ser humano. Maurício pediu a André que cantasse o que lhe viesse à mente. Mergulhando nos primeiros layers de percussão, a letra e a melodia surgiram de sua boca em um único take, gravado numa das poucas noites frias do Inverno aqui no Hemisfério Sul.

No arranjo, concordamos utilizar os instrumentos e vozes afinados com base na escala musical pitagórica, com a nota A = 432 Hz, ao invés dos 440 Hz habituais. A mensagem da letra, percebemos durante a edição, está dividida sob quatro óticas (vozes) diferentes.

A primeira dessas vozes é a da própria Justiça, que traz a Liberdade para os povos escravizados, na forma da vingança. Não a vingança dos homens, oferecida sob o peso de suas leis e julgamentos. Mas a revanche, a reviravolta praticada pelas leis naturais, teologicamente simbolizada pela Justiça Divina, que representa a reação para toda ação, a inefável consequência de nossos atos.

Ela (a Justiça) traz o fogo em suas mãos, simbolizando a chama da consciência. A consciência que se fará conhecer - seja pelo amor, seja pela dor. Seja porque aceitamos o nosso destino, seja porque sofremos tentando mudá-lo. Só a consciência oferece a salvação.

A segunda "voz" é a fala do povo subjugado. Que sofre enquanto aguarda por uma solução para o seu destino. Mas não perde as esperanças e consegue resgatar o seu contato ancestral com o Sagrado Feminino na forma da Justiça, despertando, assim, essa força sobre eles. Eles são os "little ones" (pequeninos).

A terceira é a voz do xamã, do sábio, daquele que, se não atingiu o estado máximo de iluminação, ainda assim é capaz de estabelecer uma ponte entre o divino e o profano. Ele surge como o mensageiro, aquele que tem as visões, vislumbres do que está por vir. É ele quem vê a chama da consciência transformando o opressor, consumindo sua alma para que perceba as suas faltas e tenha a oportunidade de corrigi-las, transformando, dessa maneira, a si mesmo e ao meio.

A quarta e última, é exatamente a voz daquele que oprime, do que comete injustiças contra seus irmãos. E que, inevitavelmente, verá surgir no horizonte o sinal das consequências de sua ambição desmedida, de sua luta desesperada por poder. Poder sobre o outro, porque é incapaz de manter controle sobre si mesmo. Este personagem é revelado pela conjugação verbal irregular de algumas frases da letra da música, o que o identifica como um "estrangeiro", aquele que não fala a língua ou não conhece a fundo os costumes do povo ao qual subjuga.

O que é positivamente surpreendente - e aí entra o papel do lirismo na letra - é que, mesmo sabendo que, sob a espada da Justiça ele terá de abandonar os velhos preceitos e escolhas inúteis que provocaram dor e sofrimento em seus semelhantes, ele é capaz de reconhecer a chama da consciência trazida pela mão do aspecto vingativo da Justiça. E, ao final, se entrega, se deixa consumir pelo fogo da virtude, para renascer em uma nova etapa da escala evolutiva. E compreende que só aceitando a inevitabilidade da "morte" é que se renasce para a consciência de eternidade.

"É claro que a letra aqui não trata da morte física propriamente dita, mas sim a "morte", o fim dos moldes, formas, aspectos de nossas personalidades que não precisamos ou não desejamos mais. E, a fim de ser cercado pelas "luzes superiores", como diz a canção, devemos encarar essa "morte" não como a perda de algo vital, mas como a transformação de uma forma velha para uma totalmente nova. Uma revitalização!", explica André.

"Para alcançarmos essa revitalização, é necessário que nunca desistamos de nossos ideais. E que combatamos a injustiça com vigor dentro de nós, para que ela não passe mais a existir fora de nós. Somente a honra de uma intenção pura, a mais linda das jóias, será capaz de desfazer os nós que atam os homens em sua insensatez", afirma Maurício.

O vídeo

Todo processo criativo depende de uma série de fatores. Internos, como ânimo, intenção, objetivo, desejo, humor; e externos, como críticas, sugestões, experiências, vivências. Nós, do HI-BRAZIL, respeitamos cada um desses sinais como colaboradores do processo artístico. E os misturamos à massa com que moldamos, com muito carinho, nossas pequenas "esculturas" digitais.

No caso do projeto Don't Give Up!, não foi diferente. Com a fluidez de um rio que se esgueira por entre as pedras de uma montanha, cada peça do quebra-cabeças foi se encaixando com a sutileza de uma flor de lótus ao desabrochar. Nada foi imposto, nada foi medido. Tudo apenas fluiu, como teria que ser.

Excertos de reportagens televisivas, documentários e até mesmo jogos de videogame são os responsáveis pela narrativa. Misturados a imagens captadas pelas câmeras e iPhones de André e Guacymar, eles formam o intrincado e incontestável enredo de que trata a música. "Desmistificando a dúvida", como prefere dizer Guacymar.

"A música já estava pronta havia um ano. Ela esperou pelo momento exato de ser revelada, passou por um tempo de maturação até que alcançasse a dimensão das imagens. E o resultado é um encontro avassalador entre passado e futuro. Moldando o presente...", conclui.




Não Desistam!

Não desistam, pequeninos
Não desistam, pequeninos
Trarei a vossa vingança
Com o fogo na minha mão
Trarei a vossa vingança
Trarei a vossa vingança

Não desistam, não desistam!
Não desistam, não desistam!
Eu vos trarei a minha vingança
(E nós vamos obter a nossa vingança)
(Nós estamos em suas mãos, ela vai trazer luz superior)

Ela virá da montanha
Com os cabelos ao vento
Como a chama de vulcões
(Eu sei que ela virá, eu sei que ela virá)
Ela virá

E os seus pés "é" tão destrutivo
Ela vai abrir o mar
(Pequeninos, não desistam)

Todo o sangue que ela levará
(Eu trarei pedras)
(Ela "traz" luz superior)
É pelo ... amor de ... para o resto
(Eu vou trazer o fogo)
(Com as pedras na mão)
Não desistam, fiquem juntos
(Vou trazer pedras)
(E o fogo chegou ao fim)
Não desistam, fiquem juntos
(Com o fogo vem o fim)
Não desista!
(Com o fogo vem o fim)

Com o fogo vem o fim
Com o fogo vem o fim
Não desistam, não desistam
Fiquem juntos, bem juntos
Um só coração, um só coração
(Pequeninos, pequeninos)
Um só coração, um só coração
(Pequeninos, pequeninos)

Eu não posso dizer mais nada
Tudo está oh ... tão longe, tão longe
É tudo ilusão novamente

Ela vai fazer tudo ... ela vai fazer tudo
(Eu trarei, pequeninos)
Ela vai fazer tudo novamente
(com os fogos eu desisto)
Ela vai fazer tudo
(ela vai queimar sua alma)
novamente
(Eu desisto!)
(sim, ela vai)

Ela vai construir sua vida novamente
Não tenham medo
Pequeninos, pequeninos
Ela irá ajudá-los
Ela me disse:
(É tudo o que vejo)

Todo o ar é fogo!
(uma palavra, é o fim)
Todo o ar é fogo!
(uma palavra, é o fim da sua vida)

Se esqueça de ser!
(Não deixem que façam isso com vocês!)
Sua vida está terminando agora
Sua vida está terminando agora
Sua vida está terminando agora
Abra o seu coração
Você verá as luzes superiores
Surgindo em seu self!
(Não desistam, pequeninos, não tenham medo)
Ela virá!


 





Ficha técnica

Composição de letra e música + vocais: André Luiz Salibi
Arranjo + produção + execução + finalização + arte da capa: Maurício Businari
Elaboração + produção + execução do vídeo: Guacymar Mazzariello
Agradecimentos: Internet + Internautas
HI-BRAZIL 2011

hibrazil@mac.com


20100923

She will come...Ela virá...



É Primavera. O ar seco e quente deste Inverno deu lugar a chuvas de granizo que cobrem o chão da cidade com um tapete branco de gelo. Depois da anunciação de Epílogo, na Primavera passada, e de Prólogo, dias antes do vazamento de petróleo no Golfo do México, é com muita satisfação que compartilhamos agora, com vocês, do momento iniciático desta nova estação.

Nossa aventura começou há quatro anos, quando nasceu o projeto A Canção das Esferas. Também numa Primavera, teve início a estória deThales, o garoto que tem a missão de encontrar sete notas musicais muito especiais, que estão escondidas em locais diferentes do Planeta. Com elas, ele poderá fazer soar na Terra a música do Universo, reequilibrando, dessa maneira, as forças naturais que agem sobre nós.

Desde o começo, sabíamos que apoiar Thales nessa jornada não seria fácil. Mas nossa alma parecia preparada para a tarefa. Além disso, nossa intenção estava transformada. E assim começamos a criar o mundo fantástico de Bétula, Argon, Melíade e tantos outros personagens mágicos que acompanham o menino em sua missão. De maneira espontânea, não planejada, a estória foi se desenvolvendo. Depois surgiram as primeiras notas sobre o teclado...a primeira música, o primeiro arranjo...as vozes do coral...

Como resultado, tínhamos em 2009 o primeiro volume do livro, O Bardo e a Rainha do Gelo, e 14 músicas compostas e produzidas para a trilha sonora que acompanha o trabalho. As canções são como adendos, apêndices que complementam a estória. É como se partes da saga fossem contadas sem a necessidade do uso de palavras, utilizando apenas os recursos físicos das frequências sonoras.

Quatro primaveras se passaram e hoje estamos concluindo a redação do segundo volume da estória e produzindo novas músicas. Muito já aconteceu e muito ainda está por vir. As mudanças são inevitáveis. Porém, ainda acreditamos que há tempo de refletir sobre o que nos resta de futuro.

Nós queremos o futuro como foi por alguém vislumbrado e registrado nos textos apocalípticos de livros "sagrados", onde nada tem salvação? Ou desejamos o futuro assim como Thales, entregando-nos a missões perigosas para salvar a vida na Terra? Até onde vai o nosso desejo por conforto?

Aguardem! Em breve, teremos grandes novidades sobre este trabalho.



Saudações fraternas,


André e Maurício.

20100501

Os portais entre os mundos se abriram. É hora de lançar Prólogo

Olá, amigos!

Os portais entre os mundos se abriram. É Samhain no Hemisfério Sul, noite em que o véu entre os mundos se ergue para que celebremos a morte junto com os nossos ancestrais, lembrando-nos sempre que é da morte que surge a vida. E é Beltane no Hemisfério Norte, quando os portais se abrem para que comemoremos o orgasmo cósmico, a união entre Deus e Deusa, masculino e feminino, a criação da vida em sua plenitude.

Nesse clima festivo, de plena dualidade, apresentamos a vocês o novo videoclipe do HI-BRAZIL: Prólogo.




Pois chegará o dia em que as areias do deserto
Irão cobrir vossos lugares sagrados.
Novas crenças irão fazer graça de todos os vossos
sacramentos, e centuriões chamarão outros centuriões
Para cruzar vossos muros fortificados...

(Harmachis)

Sinopse:

Em um deserto, dois amigos se reúnem para reverenciar a Natureza. Riscam símbolos no solo arenoso e saúdam os espíritos do local. A paisagem é exuberante, apesar de parecer inóspita. Nômades, conhecem muitos mistérios acerca da vida que ali nasce e morre todos os dias. 

A milhares de quilômetros dali, vários colegas se reúnem para explorar a Natureza. Desenham gráficos em lousas de trabalho e saúdam os banqueiros do local. O ambiente é sufocante, apesar de parecer confortável. Sedentários, conhecem muitos mistérios acerca do dinheiro que ali é contado e recontado todos os dias.

Contexto:

Dualidade. Se pudesse ser expresso em uma palavra, esta seria a escolhida por HI-BRAZIL para definir o videoclipe de Prólogo. Produzida especialmente para o lançamento do segundo volume da saga A Canção das Esferas, a música fará parte da trilha sonora da obra, que está sendo criada pela dupla de artistas.

"Pode parecer paradoxal escolhermos a palavra dualidade para expressar o prólogo de uma estória", afirma Maurício Businari. "Mas é exatamente no equilíbrio das forças antagônicas que este trabalho se baseia".

Quando escuridão e luz estão em equilíbrio, explica Maurício, a Natureza se mostra criadora, inspiradora. Mas quando algo ocorre que coloca em risco a harmonia entre elas, o resultado é caótico e destruidor.

"Imagine que você está entre amigos e é abordado por estranhos. Eles o obrigam a beber uma estranha poção, que o transforma em um zumbi. Você então passa a fazer todas as vontades dos estranhos, esquecendo-se para sempre de suas origens", explica Maurício.

"É como na estória de Aladim", completa André Luiz Salibi. "Onde o gênio é aprisionado em uma lâmpada por um mago negro, que lhe lança uma maldição. E se vê obrigado a satisfazer os desejos de toda e qualquer pessoa que a possuir".

Segundo André, para os antigos povos do deserto, os desejos são chamas que, acesas por paixões puramente egoístas, podem provocar terríveis desastres. "Neste vídeo, tentamos ilustrar esta questão, utilizando trechos de filmes antigos, produzidos na década de 1950. São imagens interessantes, estórias que se cruzam e por fim caminham paralelas, rumo a um desfecho incerto".

Epílogo, o primeiro videoclipe lançado pela dupla para anunciar o segundo volume de A Canção das Esferas, refere-se a esse desfecho. Assim como Prólogo, ele pode ser assistido no canal do HI-BRAZIL no Youtube:

http://youtube.com/hibrazil


O Projeto A Canção das Esferas

O projeto A Canção das Esferas nasceu da necessidade da dupla de criar, através da Arte, um registro sobre as impactantes mudanças que estão sendo operadas no ambiente terrestre, em decorrência do egoísmo humano. "E é também como um manual de sobrevivência", diz Maurício. "Um guia, um mapa que nos auxilie na busca pela criança perdida dentro de nós". 

O livro conta a estória de Thales, um menino nascido e criado em uma grande metrópole da Terra, e sua aventura extraordinária ao redor do Globo em busca das sete notas da Canção das Esferas. Esta canção é poderosa, ela é o resultado da união das vibrações dos átomos de todos os seres vivos. E é ela quem mantém a vida em equilíbrio. Porém, os homens, com suas fábricas e cidades, estão reduzindo de forma muito rápida a gama de frequências dessa música. 

A pedido de Bétula, Senhora das Terras Geladas e conhecedora dos antigos mistérios, Thales aceita participar da longa e arriscada jornada em busca das notas musicais com as quais poderá fazer soar novamente, com uma harpa cujas cordas são feitas de luz, a Canção das Esferas.

"O livro nasceu assim, desse desejo que ambos tivemos de sair por aí, deixando o passado para trás, nos aventurando em missões arriscadas para salvar a Terra", conclui André.

A saga é dividida em dois volumes. O primeiro, O Bardo e a Rainha do Gelo, escrito originalmente em Português, está disponível para download no site da dupla, juntamente com a trilha sonora, também criada e produzida pelo HI-BRAZIL:

http://homepage.mac.com/hibrazil

O segundo volume da saga está sendo produzido e será lançado em dezembro deste ano (2010).

20100412

O começo pode ser o fim... é só uma questão de pontos






Saudações

Olá, amigos! O que era um, depois dois e depois disso, três, tornou-se dois novamente. E em sua dupla expressão da Natureza! Duas vidas em coesão, almas seguindo para o núcleo. "Ao final da escada, encontrei o calor da gravidade", diz Maurício Businari, do HI-BRAZIL. "É o tipo de coisa que você descobre quando você começa a cavar a areia seca do deserto. Você pode encontrar um crânio, um escorpião ou mesmo uma flor bonita e rara. Se você encontrar o segundo, você tem proteína. A terceira, uma conexão com a Natureza e, a primeira, uma boa caixa de bateria".

Maurício diz que esse tipo de experiência é como "aqueles momentos quando você está no meio de um terrível pesadelo, e sente que você está sozinho, mesmo cercado por milhares de pessoas, ninguém vai vê-lo ou ajudá-lo, porque não podem ouvir o que você está dizendo. Você apenas tenta agitar os braços e as mãos, gritar para eles, mas simplesmente seus ouvidos não podem receber as freqüências ... É por isso que - talvez - o terceiro vértice do triângulo supôs, ele mesmo, ser o ponto no meio. Então essa figura geométrica foi alterada e em primeiro lugar, ela assumiu a forma de uma linha entre dois pontos, mas agora está provado ser ela um círculo ".

Vingureza

O HI-BRAZIL agora vai reacertar os seus relógios com a lua e está recebendo uma chuva inspiradora de referências artísticas sonoras e pictóricas. A dupla brasileira já está trabalhando no segundo livro da saga A Canção das Esferas. "Enquanto a maioria das tartarugas insiste em manter seus corpos inchados em seus escudos, um bando de borboletas voa diretamente para a luz do sol ... Na sua marcha aérea, elas tocam com suavidade a ionosfera em torno das cidades", completa Maurício.

O que uma harpa tem em comum com o cenário árido de um deserto? Thales, o nosso jovem e corajoso herói, vai descobri-lo. E você, também, em breve. "Por isso, estamos trabalhando também em um videoclipe para o segundo álbum da trilha sonora, que será lançado ainda este ano, em conjunto com o livro", explica André, começando o seu discurso e conduzindo este post para o seu fim. "Todas as histórias são divididas em atos, momentos. Lançamos Epílogo primeiro. Então, vamos estar - nos próximos dias - prontos para liberar outra parte importante disso"."Nos próximos dias", diz André ... Fiquem ligados! Isso estará ao seu redor em breve!

20091218

Entrevista do HI-BRAZIL para o Awakenings Show (blogtalkradio)



Olá, amigos. Temos muitas novidades para compartilhar com vocês sobre os projetos do HI-BRAZIL. Um deles é a entrevista que André e Maurício deram a Michele Meiche, do Awakenings Show, na BlogTalkRadio, mês passado. no show, eles falam sobre A Canção das Esferas, o trabalho épico que está sendo produzido pela dupla, e sobre o início do processo de colaboração com Kathleen Casey e Ashaan Simon. Simon Ashaan é um músico intuitivo, inventor, produtor e médium de Aotearoa, A Terra da Grande Nuvem Branca (Nova Zelândia), vivendo com sua família na Ilha do Norte. Kathleen Casey vive na Califórnia, E.U.A., e oferece experiências sonoras, práticas e treinamento intuitivo / aconselhamento como um catalisador e suporte para a sua viagemà plenitude, à felicidade e à verdadeira liberdade. Nós divulgaremos mais notícias sobre esse projeto em breve. Por agora, nós estamos contentes em convida-los a desfrutar da entrevista! :)

http://www.blogtalkradio.com/awakenings/2009/11/25/song-of-spheres

20091127

HI-BRAZIL é escolhido para novo remix de DrRemy

Oi, amigos! Se vocês perderam a Collaboration Weekly Music Celebration Set da DrRemy, é hora de experimentá-la. Abaixo uma transcrição do que DrRemy escreveu sobre este set em seu blog. Prá curtir!

(...)

Este remix set é uma colaboração com @Sciencebase, David Bradley, @Lubzi e @Businari, Mauricio.

Abri o se
t com o (@ Sciencebase) David's Here Comes the Sun misturado com (@Businari) Baal Businari, que faz parte da trilha sonora do épico A Canção das Esferas Vol.1, The Bard and The Queen of Ice (http://homepage.mac.com/hibrazil/bardo1_index.html) (detalhes da Lenda).
Ela representa o nascer do sol sobre o nosso planeta Terra, Gaia.

Em se
guida eu misturei rectus limbus, do álbum de estréia de HI-BRAZIL, Let's do the Samba: http://homepage.mac.com/hibrazil/ldts_index.html (para mais detalhes), pois ela representa o sol que já nasceu e aquece a nossa terra.

Eu escolhi Baal para fazer transição para a (@ Lubzi) Braham Lubzi's. Isto representa como nós, como raça humana, criamos um modo de vida que ressoa com o nosso Eu superior. Segundo Braham Lubzi's: é Braham Lincoln, como também é Abraão, o "pai" dos judeus e árabes: O Pai Sábio como Abraham Lincoln: O Governo do Povo.

Eu gosto do fato de que Lubzi representa tanto os árabes e os judeus, ligando-os por Abraão. É sábio da parte dela fazê-lo desta forma, usando música e discurso combinado.

Para
nascer de novo a partir de David, para aquecer a Terra pelas músicas de HI-BRAZIL e fechando com Braham Lubzi como Abraão, remetendo a Abraham Lincoln's.

Que talentosos amigos que tenho. Obrigado David, Maurício e Lubzi ... .. Sinto-me honrada!

(...)



Gostaríamos de agradecer DrRemy (@DrRemy no Twitter), @lubzi e David Bradley (aka @Sciencebase) por tanto amor e energia!


Collaboration Nov 6 2009 Final by DrRemy
















20091019

@DrRemy escolhe Epílogo para seu novo neuromix

Olá, amigos. O último videoclipe de HI-BRAZIL, Epílogo, chamou a atenção da DJ @DrRemy, que fez um ótimo remix dele com a última música de Shakira, "Loba".

"Este remix feito para a #WeeklyMusicCelebration no Twitter conta com a colaboração de um produtor musical do Brasil, Maurício Businari (também conhecido como @Businari no Twitter). Sua obra chama-se HI-BRAZIL - Epílogo (Epilogue). Eu comecei a parte de Businari em nosso set com uma Mão de Donzela, com seu respirar e pulsar (na forma de batidas do coração) que representam a Natureza e o Temperamento Femininos. Eu remixei o set com uma Guitarra/Baixo e vários tambores (usados em círculo de tambores rituais e dança espiritual ao redor do planeta) para marcar o tempo da música. A batida está a 129 batidas por minuto (BPM) com o propósito de organicamente invocar o movimento do corpo - dança - e deixá-la iluminada, com um toque de maravilhamento e êxtase", como ela explica em seu BLOG.

HI BRAZIL Epilogue: Earth is A Sacred Femininity: Understanding as Pulse of The Universe, Galaxies and Beyond by DjDocREMY


Para curtir!

20091004

Epílogo: colaboração de artistas de diversos países anuncia segundo volume de A Canção das Esferas

Novo vídeo de HI-BRAZIL conta com a participação de 51 artistas de 15 países


"Sobre uma montanha, um vento forte começa a soprar, anunciando grandes transformações. O corpo estremece, a boca se escancara e os versos se lançam num vôo rasante sobre as águas do inconsciente. Imagens surgem nos céus, se esparramam em tons de branco e azul enquanto a mensagem segue o seu curso. Incisiva, feito flecha certeira que se apruma nas réstias de sol que as nuvens carregadas deixam passar...".

Este é o argumento de Epílogo, o novo videoclipe de HI-BRAZIL. Produzido para o lançamento do segundo volume da saga A Canção das Esferas, o vídeo é composto por imagens da Natureza, capturadas pelo trio de artistas e por colaboradores que também utilizam licenças Creative Commons para lançar seus trabalhos. Foram utilizadas imagens de 51 artistas de 15 países, como Brasil, Estados Unidos, Coréia do Sul, Islândia e Japão.

O segundo volume do épico, Urda, a Anciã das Areias do Tempo, será lançado em 2010. Para a trilha sonora, surgirão novas colaborações, que tornará ainda mais sensacional a jornada de Thales em busca das sete notas da Canção das Esferas. Que Kroll não descubra...senão, seria a Terra capaz de resistir à sua sede por destruição?

Se você ainda não leu ou ouviu A Canção das Esferas, tanto o livro quanto o álbum completo com a trllha sonora estão disponíveis para download no site do HI-BRAZIL. Os downloads são livres e você pode compartilhar os arquivos com quem quiser. No site, você pode também imprimir e montar a capa do álbum, se tiver o desejo. Basta clicar nos ícones.

Epílogo


Vento, ventania, furacão
Magma, lava, as cinzas do vulcão
Chuva, cachoeira, inundação
Treme a Terra toda em convulsão

A cana, o ouro, a mina, a extração
Florestas mortas, seca em todo o chão
Farão brotar a fome da nação
Desintegrando a vida em profusão

Soam as trombetas da emoção
Medo à vista, arrisca a tua razão
Tua saída, abrir o coração
Fazer soar as notas da canção

Palavras saem da boca em direção
Da turba, incontrolável confusão
E vem uma mulher sobre o dragão
Trazendo a liberdade em suas mãos


Confira abaixo a lista de colaboradores de Epílogo, aos quais agradecemos imensamente.

Aaron Campbell (USA)

Aaron Tait (USA)

Aaron Kraus (USA)

Andy Langager (USA)

angelicalbite (USA)

Arthur Soares (BRA)

Billy Bob Bain (USA)

bRiAn PiTtMaN (USA)

Bruce McAdam (ISL)

Chris Flynn (USA)

David Táboas (SPA)

Eric Miraglia (USA)

Fabian Heusser (SWI)

Fredrik Lindström (SWE)
fraktus (BEL)

Jackson Latka (USA)

Jeff Milner (CAN)

Jeremy Hall (USA)

Jim Weber (USA)

Johnny OuYang (Taiwan)

John Watson (ENG)

Louis Vest (USA)

Marcus Böckmann (GER)

Matt (ENG)

Mor (ISR)

Neil Wykes (SCO)

Per (Color Line) (USA)

0P_timus (USA)

Pat Joyce (Great Britain)

Patrick 徐同學 ☁☀☁ (JAP)

Patrick Lewis (USA)

Peter Alfred Hess (USA)

Peter Barvoets (ENG)

pinkishkaty (USA)

R. Jackson (USA)

Robert Stern (USA)

Ryan Glenn (CAN)

Ryan O'Hara (USA)

Ryan Vettese (CAN)

Sacred Destinations (USA)

sageori (KOR)

sfmine79 (TAI)

Stefano Cobucci (ITA)

Tim Reid (USA)

Tor Even Mathisen (NOR)

turbo.beagle (USA)

Tyler Karaszewski (USA)

USFS Region(USA)

Wayne MacPhail (CAN)

yellowcloud (GER)

Zascod (USA)



Licença para os vídeos:

by-nc-sa

Licença para o áudio:

by-nc-nd

20090929

Epílogo: O novo single do HI-BRAZIL será lançado dentro de alguns dias

Esta foto, de Tor Even Mathiessen, foi publicada sob uma licença da Creative Commons


O clima da Terra está mudando. Nosso impacto sobre o meio é incontestável: aquecimento e escurecimento globais, Codex Alimentarius, manipulação genética, genocídio. Kroll, o terrível monstro do silêncio, sairá vitorioso em sua missão de convencer os humanos a silenciar a Canção das Esferas? A destruir todas as formas de vida sobre o planeta? Conseguirá Thales encontrar as sete notas da Canção? Será ele capaz de fazer soá-la novamente, revertendo o mal que Kroll espalhou sobre este mundo? Quatro notas já foram encontradas. Faltam ainda outras três. Thales não pensa em desistir, mas ele ainda não sabe que as aventuras que o aguardam na busca das notas restantes serão ainda mais perigosas...

O segundo volume de A Canção das Esferas - Urda, a anciã das Areias do Tempo já está sendo materializado pelo pessoal do HI-BRAZIL, assim como a trilha sonora. A primeira parte do épico, O Bardo e a Rainha do Gelo está disponível para download gratuito no site do trio, que no momento trabalha numa surpresa especial em celebração ao equinócio de Primavera/Outono. Trata-se de Epílogo, primeiro single de A Canção das Esferas. O videoclipe, com 5 minutos de duração, inclui trechos de filmes produzidos por artistas do mundo todo, que gentilmente cederam seus trabalhos à colaboração coletiva, sob licenças da Creative Commons. Fiquem ligados, pois em alguns dias postaremos aqui no blog o link para Epílogo.

20090522

Videos do HI-BRAZIL: 15 mil visualizações no Youtube

Clique para acessar o canal do HI-BRAZIL no Youtube


Olá amigos. É com grande prazer que anunciamos que os vídeos do HI-BRAZIL no Youtube atingiram a marca de 15 mil visualizações. Let's do the Samba!, o primeiro hit do álbum de estréia do trio, já foi assistido por mais de 6.500 youtubers. Lançado em novembro de 2007, o videoclipe, dirigido pelo pessoal criativo do 666 rmx, é uma anátema à fertilidade abundante da Natureza. Principalmente em terras brasileiras - onde, de acordo com o escrivão Pero Vaz de Caminha, na carta que enviou ao rei de Portugal anunciando a descoberta do Brasil, em 1500, "em se plantando, tudo dá".

O álbum digital também é uma crítica ao sistema civilizatório, em que o colonizador, acreditando na ilusão de possuir espaços de chão sobre a Terra, impõe-se de forma predatória e dominadora contra aqueles a quem encontrou antes assentados harmoniosamente sobre esses espaços. E, assim como a Natureza ao redor, assimila sua cultura e a banaliza, até que o colonizado passe a admirar apenas aquela outra cultura que, até então, lhe era alheia, alienígena.

"A música foi composta em 2004", explica Maurício Businari, do HI-BRAZIL. "Usei Garageband em meu G3. Um blue dalmation...Eu estava puto da vida na época, muito chocado com os rumos da política mundial e seus reflexos sobre o Brasil. E, ao mesmo tempo seguindo num mergulho interior em busca dos verdadeiros estímulos que deixam minha alma "ligada". Era um movimento para dentro e para fora, quase ao mesmo tempo. O intervalo de tempo entre eles era muito curto".

Daí veio a idéia de produzir um álbum que fosse uma crítica ao sistema colonizatório imposto ao "Terceiro Mundo" pelas nações consideradas como "de Primeiro Mundo". Ele se chamaria 1822, o ano da independência do Brasil, e seria lançado sob a alcunha de D.O.T., um projeto de pesquisa musical que estava sendo desenvolvido com o parceiro, André Luiz Salibi.

O trabalho, porém, seria adiado até 2007, quando, após uma forte gripe que o deixou muito adoentado, Maurício decidiu que era hora de liberar as emoções e diminuir a diferença entre as pressões interna e externa. "Quando gravei Gargântula, era junho, inverno no meu País, estava com muita febre, e as batidas ressoavam na minha cabeça, e eu me sentia mais e mais confiante, até que as palavras começaram a pular para fora de minha garganta como pequenas aranhas, entende? E, a partir daí, eu já sabia o que tinha que fazer. Em agosto, o álbum já estava pronto.

A idéia de lançar o trabalho de estréia via Creative Commons veio após o trabalho de Businari com o CC mixter, um portal de remixes idealizado para a comunidade musical interessada em trocar sons. E criar novas músicas com bancos de sons trocados entre os usuários. "Meses antes, eu estava concluindo o remix de Natchoongi, que participou do concurso Salman Ahmad de remixes. No portal, os trabalhos eram registrados com a licença. E então eu comecei a perguntar mil coisas ao Google e a oportunidade se acendeu como uma lâmpada. Em menos de seis meses, a música Gargântula já havia sido baixada mais de 6 mil vezes. Hoje chega a 10 mil. O pessoal do Nine Inch Nails, por exemplo, só foi fazer isso este ano...", lembra.

Triângulo

Com a chegada de Guacymar Mazzariello ao HI-BRAZIL, a dupla triangulou. E surgiu a chance de encantar o 666 rmx para que assumisse a produção do vídeo. Para alegria do trio, os simpáticos rapazes do 666 rmx aceitaram o desafio. "Eu assisti ao primeiro vídeo idealizado pela dupla, para a música Gargântula. Quando eu vi aquele leão marinho dançando, a Betty Boop, a estória sendo recontada, reeditada em pedaços que reconstruíam-lhe o sentido, o arranjo, a voz de Businari, eu disse: Parem já de editar. Esse trabalho está pronto, não há mais o que fazer. Temos que lançar. A partir daí, eu já assumia minha parcela do HI-BRAZIL e começávamos a discutir as idéias para o vídeo de Let's do the Samba!".

Salibi conta que todo o processo criativo envolvendo o vídeo foi baseado na aleatoriedade. Como numa tempestade de idéias, palavras eram lançadas ao Google, em busca de imagens que melhor as representavam. "Durante dois ou três dias, ficamos pesquisando e salvando imagens coletadas na net", conta. Foi muito divertido, porque usamos o Cool Iris, um plugin para navegadores, que é um vizualizador de imagens, para fazer a busca randômica. A gente achou cada coisa! Deu supercerto", avalia.

Todas as imagens, sem exceção, receberam pequenos "toques" da arte visual do HI-BRAZIL, comandada por André e Guacymar. Como no recontar da estória do desenho animado de Betty Boop, em Gargântula, em Let's do the Samba!, os personagens dançam ora em imagens estáticas, ora em extratos de filmes antigos, ora em animações Flash. A concepção de montagem seguiu parâmetros das técnicas de colagem e animação para web. Não há um personagem central nessa estória contada de forma pouco usual, onde todos têm sua identidade preservada com o uso de tarjas nos olhos. Sobre um planeta chamado Terra, a nave de HI-BRAZIL passa fumegante, a atirar bananas sobre as cabeças dos humanos.

Carmen Miranda

Carmen Miranda, cujo centenário de nascimento se comemora este ano, também participa do video, numa homenagem feita à diva que, segundo alguns, teria inventado o Tropicalismo. "Esta é a nossa homenagem a ela. Em nosso site, há um release em forma de conto que explica melhor sua participação na trama", avisa Businari. "Sua aparição final é surpreendente e diz como nos sentimos em relação a ela, que tanto contribuiu para fazer da nossa cultura e da nossa arte uma expressão maior...".


Quer conhecer mais sobre este e outros álbuns do HI-BRAZIL? Visite o website. Os downloads são gratuitos.

http://homepage.mac.com/hibrazil