20070901

Let's do the Samba!

Esta é a capa do single Let's do the Samba, trabalho de estréia do Hi-Brazil. Sobre a arte, Mauricio Businari diz: "Viver numa ilha brasileira quente e úmida, banhada por forte sol, nos faz querer extravasar a alegria desse contato, compartilhando-a à moda local: colocando melancias no pescoço. Ou bananas na cabeça...".

A música que empresta nome ao álbum é composta de samples elementais, loops e waves de efeitos sonoros coletados na internet - como os pássaros que surgem de repente em meio à melodia, formando uma estridente ambientação e compondo um cenário rítmico para a letra simples e repetitiva composta e cantada com certo deboche por Businari.

"Eu compus esta canção em 2004, para ser incluída no projeto DOT, em que eu e meu parceiro, André Luiz Salibi, trabalhávamos então. Nós coletávamos sons via Google na Internet e os misturávamos em nosso estúdio portátil (um Imac G3, 600 MHz, 1 GB SDRAM), usando Garageband e Cubase como ferramentas de criação. Com a ferramenta adequada, conseguimos captar áudio das mais diversas fontes, como universidades, organizações e sites de projetos governamentais, e colecionar ao longo de seis meses centenas de waves e mp3s dos mais variados sons que percorrem em ondas todo o planeta, desde variações do canto das baleias jubarte até os estalidos e reverberações captados por cientistas do som do centro da Terra. Cerca de 14 canções foram compostas, mas uma falha durante um backup dos arquivos deletou para sempre as memórias desta experiência e também a possibilidade de voltar a executar algumas peças mais complexas. Mas muita coisa divertida sobreviveu ao apagão de pixels e esta é uma delas".

Para ouvir e baixar a música, por apenas US$ 0,09, é só clicar no banner da Aimstreet, na coluna à direita. Ou então fazer uma visita à página da dupla na isound.


Nenhum comentário: