20100501

Os portais entre os mundos se abriram. É hora de lançar Prólogo

Olá, amigos!

Os portais entre os mundos se abriram. É Samhain no Hemisfério Sul, noite em que o véu entre os mundos se ergue para que celebremos a morte junto com os nossos ancestrais, lembrando-nos sempre que é da morte que surge a vida. E é Beltane no Hemisfério Norte, quando os portais se abrem para que comemoremos o orgasmo cósmico, a união entre Deus e Deusa, masculino e feminino, a criação da vida em sua plenitude.

Nesse clima festivo, de plena dualidade, apresentamos a vocês o novo videoclipe do HI-BRAZIL: Prólogo.




Pois chegará o dia em que as areias do deserto
Irão cobrir vossos lugares sagrados.
Novas crenças irão fazer graça de todos os vossos
sacramentos, e centuriões chamarão outros centuriões
Para cruzar vossos muros fortificados...

(Harmachis)

Sinopse:

Em um deserto, dois amigos se reúnem para reverenciar a Natureza. Riscam símbolos no solo arenoso e saúdam os espíritos do local. A paisagem é exuberante, apesar de parecer inóspita. Nômades, conhecem muitos mistérios acerca da vida que ali nasce e morre todos os dias. 

A milhares de quilômetros dali, vários colegas se reúnem para explorar a Natureza. Desenham gráficos em lousas de trabalho e saúdam os banqueiros do local. O ambiente é sufocante, apesar de parecer confortável. Sedentários, conhecem muitos mistérios acerca do dinheiro que ali é contado e recontado todos os dias.

Contexto:

Dualidade. Se pudesse ser expresso em uma palavra, esta seria a escolhida por HI-BRAZIL para definir o videoclipe de Prólogo. Produzida especialmente para o lançamento do segundo volume da saga A Canção das Esferas, a música fará parte da trilha sonora da obra, que está sendo criada pela dupla de artistas.

"Pode parecer paradoxal escolhermos a palavra dualidade para expressar o prólogo de uma estória", afirma Maurício Businari. "Mas é exatamente no equilíbrio das forças antagônicas que este trabalho se baseia".

Quando escuridão e luz estão em equilíbrio, explica Maurício, a Natureza se mostra criadora, inspiradora. Mas quando algo ocorre que coloca em risco a harmonia entre elas, o resultado é caótico e destruidor.

"Imagine que você está entre amigos e é abordado por estranhos. Eles o obrigam a beber uma estranha poção, que o transforma em um zumbi. Você então passa a fazer todas as vontades dos estranhos, esquecendo-se para sempre de suas origens", explica Maurício.

"É como na estória de Aladim", completa André Luiz Salibi. "Onde o gênio é aprisionado em uma lâmpada por um mago negro, que lhe lança uma maldição. E se vê obrigado a satisfazer os desejos de toda e qualquer pessoa que a possuir".

Segundo André, para os antigos povos do deserto, os desejos são chamas que, acesas por paixões puramente egoístas, podem provocar terríveis desastres. "Neste vídeo, tentamos ilustrar esta questão, utilizando trechos de filmes antigos, produzidos na década de 1950. São imagens interessantes, estórias que se cruzam e por fim caminham paralelas, rumo a um desfecho incerto".

Epílogo, o primeiro videoclipe lançado pela dupla para anunciar o segundo volume de A Canção das Esferas, refere-se a esse desfecho. Assim como Prólogo, ele pode ser assistido no canal do HI-BRAZIL no Youtube:

http://youtube.com/hibrazil


O Projeto A Canção das Esferas

O projeto A Canção das Esferas nasceu da necessidade da dupla de criar, através da Arte, um registro sobre as impactantes mudanças que estão sendo operadas no ambiente terrestre, em decorrência do egoísmo humano. "E é também como um manual de sobrevivência", diz Maurício. "Um guia, um mapa que nos auxilie na busca pela criança perdida dentro de nós". 

O livro conta a estória de Thales, um menino nascido e criado em uma grande metrópole da Terra, e sua aventura extraordinária ao redor do Globo em busca das sete notas da Canção das Esferas. Esta canção é poderosa, ela é o resultado da união das vibrações dos átomos de todos os seres vivos. E é ela quem mantém a vida em equilíbrio. Porém, os homens, com suas fábricas e cidades, estão reduzindo de forma muito rápida a gama de frequências dessa música. 

A pedido de Bétula, Senhora das Terras Geladas e conhecedora dos antigos mistérios, Thales aceita participar da longa e arriscada jornada em busca das notas musicais com as quais poderá fazer soar novamente, com uma harpa cujas cordas são feitas de luz, a Canção das Esferas.

"O livro nasceu assim, desse desejo que ambos tivemos de sair por aí, deixando o passado para trás, nos aventurando em missões arriscadas para salvar a Terra", conclui André.

A saga é dividida em dois volumes. O primeiro, O Bardo e a Rainha do Gelo, escrito originalmente em Português, está disponível para download no site da dupla, juntamente com a trilha sonora, também criada e produzida pelo HI-BRAZIL:

http://homepage.mac.com/hibrazil

O segundo volume da saga está sendo produzido e será lançado em dezembro deste ano (2010).

Nenhum comentário: