20080419

O videoclipe de Maghma fala sobre índios, tecnologia e esperança

'Para vocês, apresentamos o novo vídeo produzido pelo 666 rmx para a música Maghma, do álbum Let's do the Samba!. Trata-se de uma versão nova e mais longa, com um tipo de "trance vudu do velho oeste" no meio. A palavra Nhacunhé foi inventada durante um improviso de Mauricio nas primeiras gravações do vocal e é dessa forma que ela permaneceu nesta versão. "É um grito, um grito de guerra", diz o músico, do HI-BRAZIL.

"É como...você sabe, nós somos índios, nosso país é o Planeta Terra, nossa tribo é a humanidade e nossa religião é a Natureza. Então, nós não aguentamos mais seus mandamentos e tal e iremos espalhar o nosso grito", explica, com um sorriso. "Existe essa história de engenharia genética, também, que estava na minha mente no momente da gravação. Eles estão coletando sangue dos índios ao redor do globo e tomando-o para si na forma de patentes que estão requerendo sobre toda essa informação genética. Isso porque eles descobriram que os ameríndios tem um código genético "particular", um muito antigo...a apropriação desses códigos de criação é parte do Projeto Genoma".

Enquanto isso, em São Vicente, descrita pela Wikipedia como a primeira vila do Brasil, existe uma tribo de nativos que reconquistou o direito de viver na Praia de Paranapuã. Mas o lugar é uma reserva ecológica e os índios não podem pescar, plantar ou caçar em toda a área. Então, eles sobrevivem coletando restos de frutas e verduras nas feiras-livres ou então recebendo cestas básicas do prefeito do município. Recentemente, estiveram envolvidos em casos de alcoolismo, violência e suicídios. Eles querem voltar para a Natureza. Mas o homem branco não quer. E não dará permissão a eles para fazê-lo.

Quando a expedição portuguesa comandada por Gaspar de Lemos chegou ao Brasil, em 22 de janeiro de 1502, deu à ilha o nome de São Vicente, pois o local era conhecido, até então, como Ilha de Gohayó.

Outro fidalgo português, Martim Afonso de Sousa, nomeado pelo rei de Portugal Dom João III donatário de duas capitanias hereditárias que incluiam a ilha, foi enviado pela coroa portuguesa para explorar a nova colônia e colocar marcos territoriais no litoral atlântico e no Rio da Prata, fundou então a vila de São Vicente em 22 de janeiro de 1532. Por ter sido a primeira vila fundada no Brasil, ostenta o título de 'cellula mater' dos municípios brasileiros.

Martim Afonso instalou então em sua nova vila os símbolos do poder organizado, construindo um pelourinho, uma igreja e uma câmara, realizando em 22 de agosto de 1532 as primeiras eleições em todo o continente americano. Como atividade econômica começou a cultura da cana e a instalação de engenhos para a manufatura do açúcar, principal produto do período colonial. Mas a implantação deste esquema exigiu atividades complementares, consideradas secundárias, porém fundamentais para a produção açucareira. Estas eram a pecuária e a agricultura de subsistência. As primeiras cabeças de gado a chegarem ao Brasil vieram do arquipélago de Cabo Verde, em 1534, para a capitania de São Vicente.

Então...era isso que queríamos dizer neste Dia do Índio. É hora de independência. Ainda há esperança...Nós gostaríamos também de agradecer à atriz, Rosa, por seu amor e confiança.

Nhacunhé!

2 comentários:

gWa disse...

...é uma marcha sem fim. Estou maravilhada com este trabalho, meus parabéns a todos!!!
Beijos,
Rosa.

The Hi-Brazilian Blogger disse...

Rosa, nós é que agradecemos pela confiança e empenho. Sei que esta marcha será um dia concluída por nós. E, sem nenhuma dúvida, com a maior dignidade...

Bjos,

Mau